Artigos e Notícias

3 CUIDADOS AO COMPRAR IMÓVEL DIRETO COM O PROPRIETÁRIO

Para facilitar o processo de compra e venda de um imóvel, o interessado pode contar com a intermediação de um profissional da área, porém este trabalho exige o acréscimo da comissão.

Diante disso, algumas negociações são realizadas direto com o proprietário, mas tal prática exige uma atenção especial, porque ela pode ocasionar: golpe imobiliário, ter que assumir dívidas de água, luz, gás e condomínio e outras questões. Por isso, é importante se atentar às particularidades de uma transação como essa.

Documentação do proprietário: É fundamental que em uma negociação você tenha acesso às cópias da carteira de identidade, do CPF e da certidão de estado civil, além das certidões negativas de ações na Justiça Federal; ações cíveis; Interdição, tutela e curatela; ações das Fazendas Estadual e Municipal e protesto de títulos.

Documentação da propriedade em dia: É importante dispor de uma cópia autenticada da escritura, pois por meio dela é possível conferir dados do atual proprietário e da propriedade, e, ainda, a matrícula do imóvel, incluindo uma certidão de ônus reais. Análise de possíveis dívidas: Outro cuidado importante é com relação a possíveis dívidas existentes, sendo fundamental verificar o status da conta de luz, água e, se existir, de gás, visto que tais dívidas poderão recair sobre você. No próprio site das prestadoras de serviço é possível emitir uma declaração de quitação de débito.

 

1