Artigos e Notícias

PIX ERRADO! SAIBA COMO CONSEGUIR O DINHEIRO DE VOLTA.

Realizou um PIX errado?

As transações feitas via Pix ocorrem de maneira muito rápida, e em até 10 segundos o dinheiro já estará na conta do recebedor.

Se você tiver colocado alguma informação errada, pode ter um pouco de trabalho para ter o dinheiro devolvido.

Porém, de acordo com o Banco Central, por meio do MED (Mecanismo Especial de Devolução), um conjunto de regras e procedimentos sobre a devolução do Pix, é possível efetuar a devolução do dinheiro em algumas situações.


Primeiro, pede-se ao titular da conta que recebeu o valor para devolvê-lo. Não sendo possível, solicita-se ao banco que faça esse procedimento. Por fim, por meio de uma ação judicial pode haver a determinação da devolução do valor.

O PIX é uma ferramenta fundamental para as transações financeiras entre os cidadãos, no entanto, por algum descuido, uma pessoa pode acabar o fazendo de forma equivocada. Nestes casos, primeiramente, se possível, deve-se contactar o indivíduo que recebeu o valor e solicitar que o devolva, no entanto, a realidade é que muitas vezes isso não é cabível devido a maioria dos casos ser para alguém totalmente desconhecido.

Em virtude disso, pode-se solicitar que o banco vá atrás do receptor do valor e peça uma autorização de estorno, porém, ele pode negar essa permissão. Logo, é possível realizar um processo judicial de apropriação de crédito indevido, podendo o juiz condenar a parte a devolver a quantia, sob as penas previstas em lei.

Assim, preste bastante atenção ao informar os dados no aplicativo na hora de fazer um Pix. Verifique com calma a chave e o valor, para evitar que um simples erro de digitação provoque uma transação incorreta. Para não restar dúvidas, solicite ao destinatário que confirme se estes são os dados, se aquele é seu nome, sua conta. Já ouviu falar sobre “o seguro morreu de velho”? É exatamente isso.

O que conferir antes de enviar um Pix

As transações feitas via Pix devem ser feitas com muito cuidado e atenção, com a conferência dos dados e a certificação de que estão corretos.

Sempre confira se a chave Pix foi digitada corretamente e os demais dados também: valor, nome de quem irá receber, banco, entre outros.

Caso encontre alguma diferença, não faça o Pix até que aquele dado seja confirmado pela pessoa/empresa que irá receber o valor.

1